Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Defesa Civil de Santa Catarina mantém a condição para temporais e chuva volumosa no estado até o sábado (18).
Conforme o órgão, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense.
Permanece também o risco alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, vendavais e granizo, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e de árvores.
Os temporais seguem se formando a partir da tarde no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e se deslocando para as demais regiões entre a tarde desde quinta (16) e madrugada de sexta-feira (17), explica a Defesa Civil.
A chuva dá uma pequena trégua na tarde de sexta, mas volta a intensificar no Grande Oeste e áreas de divisa com o estado gaúcho, entre o final da tarde e noite. Nas demais regiões a chuva ganha intensidade entre a noite de sexta e manhã de sábado (18).
Os acumulados previstos para o período entre esta quinta-feira (16) e o sábado (18) são mostrados abaixo. Vale ressaltar que pontuais acima podem ser observados em todas as regiões, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul:
Entre os dias 16 e 18 de novembro, serão marcados por instabilidade em Santa Catarina, com chuva intensa e temporais frequentes, associadas a áreas de baixa pressão, atuação do Jato de Baixos Níveis (JBN) (responsável pelo transporte de umidade da região Amazônica para o Sul do Brasil) e também a passagem de um sistema frontal. As informações são da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram.
No período, são esperados acumulados de chuva entre 150 a 250 mm no Planalto Sul, 120 a 180 mm no Litoral Sul, Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí e de 100 a 150 mm entre a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Entre o Litoral Norte e o Planalto Norte, os acumulados médios esperados variam de 50 a 80 mm. Todas as regiões, especialmente as áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, podem registrar volumes pontualmente maiores.
Conforme o órgão, o período mais chuvoso deve ocorrer entre a sexta-feira (17) e o sábado (18). Há risco alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Entre domingo (19) e a próxima terça-feira (21) a tendência é de melhoria das condições de tempo, sem grandes volumes de chuva e presença de sol.
Nesta quinta-feira (16), já foram registrados volumes significativos de chuva, principalmente nas regiões do Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis. Ao longo dos próximos dias, ainda são esperados altos volumes de chuva, que devem causar elevação dos rios em praticamente todas as bacias do estado, principalmente entre a sexta (17) e sábado (18), com possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e de inundações graduais, sobretudo nas bacias que compõem as regiões do Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Grande Oeste, com destaque às áreas de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, onde o risco é MUITO ALTO. Já nas regiões das bacias hidrográficas do Planalto Norte e Litoral Norte o risco é ALTO para alagamentos, enxurradas e inundações graduais.