Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

MINISSÉRIE DO PROJETO ENTRE RIOS TERÁ QUATRO LANÇAMENTOS

Compartilhe:
d47bab3a-c1ad-41e6-8ccf-24802dc3

Eventos serão nas cidades de Pinhal da Serra, Anita Garibaldi, Vacaria e Caxias do Sul

Chegou o momento de as histórias de avós e o patrimônio cultural existente nas margens do Rio Pelotas chegarem às telas. Uma das principais entregas do projeto Entre Rios, a minissérie que tem o objetivo de preservar, valorizar e ampliar o alcance dos fazeres e saberes de mulheres dessa região terá quatro lançamentos a partir de 28 de março.

.

Idealizado por Franciele de Oliveira, uma caxiense com raízes nas margens do rio, o projeto é realizado com recursos da Lei complementar nº 195/2022 – Edital SEDAC/LPG nº11/2023. Com quatro capítulos, a minissérie está embasada na história de mulheres idosas do campo: Dona Cleusa, Dona Cuna, Dona Nersa, Tia Santa, Dona Marica e Tia Nena.

.

Os relatos delas simbolizam a trajetória de vida de muitas mulheres que vivem às margens do Rio Pelotas, o limite entre as cidades de Pinhal da Serra (RS) e Anita Garibaldi (SC). “Ouvindo relatos das minhas avós e entendendo o mundo em que elas viviam, idealizei esse projeto para que a História delas fossem valorizadas, ouvidas e reconhecidas”, afirma Franciele.

.

Um inventário participativo também integra o “Entre Rios: Histórias das avós e o patrimônio das margens do Rio Pelotas”, um projeto que fala sobre memória. Para o inventário, foram entrevistados 32 moradores das comunidades de Pinhal da Serra.

.

O inventário aborda a história da cidade, dos lugares, dos objetos, das celebrações, das formas de expressão e dos saberes que fazem parte da vida de quem vive no Pinhal. A cidade foi local de um dos conflitos armados da Revolução de 1923, disputa entre os partidários de lenço branco de Borges de Medeiros (Chimangos), e de Assis Brasil com lenço vermelho (Maragatos). E preserva ainda hoje o tradicionalismo, as cavalgadas, as festas de capela, a agricultura familiar, o saber do crochê e do trançado de palha, o benzimento, o feitio das comidas, entre outros.

.

LANÇAMENTO EM ANITA GARIBALDI

Data: 29/03 Hora: 17:30 Local: Rua Coberta de Anita Garibaldi – Praça Paulino Granzotto, 20

.

Programação:

17:00 às 19:30 – Feira de artesanato Clube de Mães Kolping

17:30 – Fala de abertura 17:40 Apresentação do coral de idosos Feliz Idade @associacaofazerbem

18:00 – Exibição da minissérie “Entre rios”

19:00 – Coquetel com comidas típicas locais.

.

A emoção que tomou conta de Franciele e da equipe que atuou no Entre Rios, sem dúvida, estará presente entre o público, já que os relatos de Dona Cleusa, Dona Cuna, Dona Nersa e Tia Santa Preta geram identificação, admiração e ensinamentos. “Mais do que contar histórias e preservar patrimônios, queremos valorizar esses lugares e as mulheres que vivem neles, para que elas se tornem inspiração para mais ações como essa”, finaliza Franciele.

.

Serviço

O que: Lançamentos da minissérie do projeto “Entre Rios: Histórias das avós e o patrimônio nas margens do Rio Pelotas”.

.

Quando e onde:

28/03, às 14h30, na Câmara de Vereadores de Pinhal da Serra;

29/03, às 17h30, na rua coberta da praça Paulino Granzotto de Anita Garibaldi;

24/04, às 18h, na Casa do Povo de Vacaria;

29/04, às 19h40, no Auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

.

Quanto: gratuito.

.

Inscrições: não são necessárias.

.

O projeto “Entre Rios: Histórias das avós e o patrimônio nas margens do Rio Pelotas”.

.

Idealização: Movi migrantes – Franciele de Oliveira Realização: com recursos da Lei complementar nº 195/2022 – Edital SEDAC/LPG nº11/2023.

.

Apoios: Prefeitura de Pinhal da Serra, Associação de Mulheres Semente da Esperança, Clube de Mães Kolping e Pastoral da Criança e da Família de Anita Garibaldi.

.

Financiamento: Ministério da Cultura e Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul.

.

Crédito das fotos: Tatieli Sperry

Deixe seu comentário: