A campanha de Vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos de idade começou na última segunda-feira (27). O objetivo principal é elevar as coberturas vacinais para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil.
.
A campanha acontece até 14 de junho e o “dia D”, sábado de mobilização, está previsto para 8 de junho.
.
A vacina contra a poliomielite está prevista no Calendário de Vacinação de Crianças. Ela é uma vacina de rotina, o que quer dizer que está disponível o ano todo na Unidade Básica de Saúde, de forma gratuita. O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) com 1 ano e 3 meses e 4 anos.
.
No período de Campanha, as doses da VIP vão continuar sendo aplicadas conforme esquema recomendado, mas a dose da VOP passa a ser aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças de 1 a 4 anos, desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.
.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, contagiosa, que tem como característica a paralisia nos membros inferiores de forma irreversível. A pessoa infectada pelo vírus que causa a doença deve ser hospitalizada para tratar os sintomas, mas não há tratamento específico para a poliomielite. A vacinação é a única forma de prevenção.
.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anita Garibaldi.
Fone: 3543 0191