Lançada no ano de 2019, a Campanha Criança Não Namora, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi, está de volta. Por ter sido uma ação de relevante impacto e resultados nos âmbitos da Educação, da Assistência Social e da Saúde, as atividades relacionadas ao tema estão retornando neste ano de 2022, agora através das ações do Programa Saúde na Escola.
.
Neste primeiro momento, a atividade está sendo realizada na E.E.F. José Borges da Silva pela enfermeira Gabriela Matos Varela, que faz parte da equipe de profissionais do Programa Saúde na Escola, contemplando os alunos das séries iniciais.
Desde o início, a Campanha Criança Não Namora conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Ministério Público, Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, Conselho Tutelar, CMDCA e Câmara de Vereadores.
.
Para a enfermeira Gabriela, a experiência de trabalhar esta temática é muito gratificante e acolhedora. “As crianças participaram e entenderam o contexto abordado, sendo dado ênfase ao respeito para com o colega e a importância da amizade. A escola nos recebeu muito bem, abrindo as portas de todas as turmas para que o tema seja trabalhado, respeitando a idade de cada criança. Nesta fase inicial, as atividades foram desenvolvidas com 1º, 2º e 3º anos dos períodos matutino e vespertino, se estendendo a todas as demais turmas em cronograma posterior. Temos o banner oficial da campanha que está sendo levado, os adesivos que estão nos ônibus e carros oficiais, e um informativo do que a criança deve fazer”, comentou a enfermeira.
.
A Secretaria de Saúde pede o apoio das famílias, pais e responsáveis no sentido de reforçar que criança não namora, nem de brincadeira. “Criança tem que ser criança. É importante respeitarmos os marcos do desenvolvimento físico e psicológico de cada criança. Tudo tem o seu tempo, e adultizar uma criança nos levará a antecipar fases que ela não está preparada. Precisamos que as famílias falem a mesma linguagem conosco, pois as nossas crianças precisam ser protegidas e orientadas. Agradecemos e estamos sempre à disposição para trabalhar educação em saúde, e também promoção e prevenção”, reforça a equipe de Saúde.
.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO