Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Considerando o status sanitário de Santa Catarina, reconhecido como Zona Livre de Peste Suína Clássica e Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e que os javalis-europeus, podem transmitir doenças à cadeia produtiva do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura publicou uma nota técnica, manifestando a preocupação frente a possíveis impactos com a suspensão de autorizações de manejo nas modalidades de caça ativa, emitidas pelo Sistema de Informação de Manejo de Fauna, anunciada pelo Ibama.
.
O Decreto Federal de julho de 2023, definiu critérios para aprovação da emissão das autorizações para o controle de fauna e o Ibama suspendeu preventivamente as novas autorizações de manejo do javali.
.
De acordo com a nota técnica da Secretaria de Estado da Agricultura, a Cidasc capacita os agentes de manejo, com ênfase na vigilância de Peste Suína Clássica e orienta com informações sobre os procedimentos a serem realizados e cumpridos durante e depois do abate dos javalis.
.
Em 2023 já foram colhidas 961 amostras para análise sanitária e registrados 665 controladores, que executam o trabalho voluntariamente.
.
Considerando que Santa Catarina é um estado com maior volume de exportação de carne suína do país e sendo a sanidade animal, prioridade absoluta e os controladores voluntários a principal ação no controle desta espécie invasora, o secretário Valdir Colatto pede a continuidade e a manutenção das autorizações para o controle de javalis, a fim de proteger as lavouras, os pomares, os rebanhos, a biodiversidade e os agricultores.
.
RÁDIO CULTURA