O município de Anita Garibaldi decretou neste mês de março de 2025, situação de emergência por conta da estiagem severa que atinge a região. O documento reconhece a gravidade do cenário e autoriza medidas emergenciais para minimizar os impactos causados pela falta de chuva.
.
O município anitense é mais um município da Região dos Lagos que decreta emergência, onde a agricultura sofre com as perdas. A informação foi confirmada pelo próprio prefeito Henrique Menegazzo em contato com a Rádio Alegria FM. Segundo ele a administração soma os prejuízos e busca medidas para reduzir os impactos.
.
A estiagem afeta diretamente toda a região, principalmente os agricultores do município. A falta de chuva atinge a população, os animais e as lavouras.
.
A administração explica que os prejuízos econômicos ainda estão sendo analisados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Defesa Civil e a Epagri. Os setores mais afetados são da agricultura e pecuária.
.
“Este decreto possibilita a desburocratização para enfrentar a crise e garantir que o agricultor consiga acionar algum tipo de seguro que possa ter, além de conseguir um prazo melhor em suas operações de créditos para as lavouras”. Comentou Henrique Menegazzo.
.
“A Prefeitura segue monitorando a situação e buscando soluções para amenizar os impactos da seca. A comunidade também é incentivada a economizar água”. Completou o prefeito.
.
Decreto na íntegra aqui: decreto-no-3-666-de-20-de-marco-de-2025-situacao-de-emergencia-estiagem