Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ALERTA PRA NÃO USAR REMÉDIO QUE VOCÊ PODE TER EM CASA

Compartilhe:
nimesulida-1583514198370_v2_900x506

Nimesulida é o terceiro remédio anti-inflamatório mais vendido nas farmácias brasileiras – fica atrás apenas de losartana e metformina, que são prescritas para tratar hipertensão e diabetes, respectivamente.

.

A fama do remédio não é à toa, pois a capacidade que ela tem de aliviar dor, febre e inflamação faz com que muita gente exagere na dose, na frequência ou no tempo de uso. E nem todos sabem das consequências que isso causa: para o fígado, os rins e até o coração.

.

Para você ter uma ideia, a situação do medicamento para fora do país é diferente: a nimesulida não foi aprovada em lugares como o Reino Unido — e foi retirada do mercado em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Espanha e Irlanda.

.

Mas o que o excesso do remédio nimesulida pode causar?

A nimesulida faz parte da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais. Em diversas doenças e condições de saúde, como uma infecção ou uma dor mais intensa, nosso organismo desengata uma cascata de reações químicas cujo resultado é justamente um quadro inflamatório. A nimesulida atua nesse processo, ao inibir uma enzima chamada ciclooxigenase, ou COX.

.

Essa ação, por sua vez, atrapalha a produção de outra substância, cujo nome é prostaglandina, que está relacionada à dor e à inflamação. A tal da prostaglandina também pode mexer no “centro de temperatura” do corpo e ocasionar um quadro de febre.

.

Ao “atrapalhar” esse processo, portanto, o remédio alivia os sintomas com alta eficácia e tem uma ação tripla: anti-inflamatória, analgésica (contra a dor) e antipirética (contra a febre).

.

Diário Litoral

Deixe seu comentário: