- 1. Palma Sola: -8,63%
- 2. Anita Garibaldi: -6,51%
- 3. Alto Bela Vista: -6,11%
- 4. Otacílio Costa: -5,46%
- 5. Urubici: -5,16%
- 6. Santa Cecília: -5,15%
- 7. Fraiburgo: -4,77%
- 8. Mondaí: -4,16%
- 9. Xavantina: -3,97%
- 10. Xanxerê: -3,75%
Podemos estar nos perguntando depois destes dados, o porque da diminição no números de eleitores que estão aptos á votar em outubro?
.
De acordo com o TSE poderão ser várias as respostas, se concentrando sempre no documento principal: O Título Eleitoral e junto com ele o Domicílio Eleitoral.
.
Primeiramente é sobre a não obrigatoriedade de pessoas com 16 anos, fazer o título pela primeira vez, podendo ter deixado para realizar esta etapa somente na maioridade dos 18 anos, atrelado ao fator da movimentação demográfica, onde pessoas se mudam de cidade com certa frequência, seriam algumas das hipóteses.
.
Já sobre o domicílio eleitoral é uma outra situação. É de conhecimento público, a importância de tirar o título de eleitor, comparecer no dia da eleição para votar e justificar o voto caso não vote. Mas há um tema que passa despercebido pela maioria dos eleitores, que é a questão do domicílio eleitoral.
.
Podemos dizer que o domicílio eleitoral é o município onde o eleitor votará nas eleições, ou seja, onde vai exercer seu direito ao voto. Também é o município onde vai concorrer, caso queira se candidatar.
.
TSE