Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ANITA GARIBALDI É A 2° CIDADE QUE MAIS “PERDEU” ELEITORES EM SC

Compartilhe:
671b9b1e-8d8d-42a6-967b-f9015ac4ee24

Com a proximidade das Eleições Municipais deste ano, diversos números chamam a atenção em diversos segmentos. Quando se trata do número de eleitores que irão para as urnas em outubro, o município de Anita Garibaldi está entre os primeiros da lista dos que mais perderam eleitores no Estado de Santa Catarina.

.

Os dados são do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) e foram divulgados recentemente, trazendo números de todos os 295 municípios do Estado.

.

Oito das dez cidades que mais tiveram ganho de eleitores no Estado em relação a 2020 ficam no litoral; por outro lado, oito das dez que mais perderam estão na região oeste. Anita Garibaldi é a 2°colocada.

.

Santa Catarina de modo geral teve um ganho de 8,35% no seu eleitorado para as eleições municipais deste ano em relação a 2020. São mais de 5,6 milhões de eleitores aptos a votar. Alguns municípios tiveram um aumento expressivo, em especial no litoral do Estado. Outros, principalmente no Oeste, registraram queda. É aqui que destacamos o município de Anita Garibaldi. Veja!

.

Municípios que mais perderam pessoas aptas a votar

  • 1. Palma Sola: -8,63%
  • 2. Anita Garibaldi: -6,51%
  • 3. Alto Bela Vista: -6,11%
  • 4. Otacílio Costa: -5,46%
  • 5. Urubici: -5,16%
  • 6. Santa Cecília: -5,15%
  • 7. Fraiburgo: -4,77%
  • 8. Mondaí: -4,16%
  • 9. Xavantina: -3,97%
  • 10. Xanxerê: -3,75%

Podemos estar nos perguntando depois destes dados, o porque da diminição no números de eleitores que estão aptos á votar em outubro?

.

De acordo com o TSE poderão ser várias as respostas, se concentrando sempre no documento principal: O Título Eleitoral e junto com ele o Domicílio Eleitoral.

.

Primeiramente é sobre a não obrigatoriedade de pessoas com 16 anos, fazer o título pela primeira vez, podendo ter deixado para realizar esta etapa somente na maioridade dos 18 anos, atrelado ao fator da movimentação demográfica, onde pessoas se mudam de cidade com certa frequência, seriam algumas das hipóteses.

.

Já sobre o domicílio eleitoral é uma outra situação. É de conhecimento público, a importância de tirar o título de eleitor, comparecer no dia da eleição para votar e justificar o voto caso não vote. Mas há um tema que passa despercebido pela maioria dos eleitores, que é a questão do domicílio eleitoral.

.

Podemos dizer que o domicílio eleitoral é o município onde o eleitor votará nas eleições, ou seja, onde vai exercer seu direito ao voto. Também é o município onde vai concorrer, caso queira se candidatar.

 

.

TSE

Deixe seu comentário: