Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Nesta segunda-feira (8) o mundo poderá assistir a mais um eclipse solar total que acontecerá no período da tarde. Todo mundo poderá assistir mas pelas transmissões de internet. A olho nu, poderá ser visto em países da América do Norte e, parcialmente, na Europa. Apesar de não haver possibilidade em assistir do Brasil, espectadores curiosos pelo evento astronômico terão a opção de acompanhar através das redes sociais e canais oficiais da NASA, a agência espacial norte-americana.
.
O fenômeno de hoje na Europa e Estados Unidos, faz nós de Anita Garibaldi voltar no tempo. Quem não lembra da manhã que ficou totalmente escura (noite)? Onde por volta das 10e33h daquela manhã ficou noite por aproximadamente 7 minutos.
.
Quando foi o último eclipse solar?
No Brasil, o último eclipse solar total que pôde ser visto aconteceu aconteceu em 1994, ou seja, há quase 30 anos. Pessoas de quase todo o país puderam acompanhar a ocorrência deste evento astronômico de forma parcial. Já aqui na Região dos Lagos foi possível acompanhar em 100%.
.
Quem se lembra daquele fatídico 03 de Novembro de 1994 ? Pois bem, era o período matutino de uma quinta-feira, teve um amanhecer normal como todo amanhecer ensolarado da primavera na Serra Catarinense. A População estava um pouco perplexa, pois os cientistas haviam anunciado em todos os canais de Televisão que a região sul do Brasil evidenciaria um Eclipse Total do Sol e que pela primeira vez seria possível registrá-lo.
.
Na televisão a preocupação maior era a forma prejudicial da incidência dos raios solares diretamente no olho humano, já que toda a população estava de olho nos céus. Muitos utilizaram óculos escuros, protetores de solda e até mesmo os disquetes 5 1⁄4 que eram famosos na época para poderem observar o Eclipse do sol. Porém a grande parte da população fitou os céus a olhos nus.
No tocante, era 10h33min da manhã e um leve viração tomou conta da manhã quente e ensolarada, diminuindo constante e rapidamente a temperatura. Minutos mais tarde moradores perceberam a brusca mudança de luminosidade. Exatamente as 10h44min o sol começou a ser encoberto pela sombra da lua projetando uma imensa penumbra sobre a America do Sul, especialmente em Santa Catarina.
.
A gigantesca sombra tinha mais de 200 quilômetros de diâmetro e foi avançando cada vez mais até encobrir o disco solar totalmente. O Eclipse teve um pouco mais de 7min de duração.
Os animais obtiveram hábitos noturnos, os cachorros e gatos se encorujaram como se fosse noite. Os sapos e pirilampos vageavam em plena e momentânea escuridão, os bovinos e equinos se recolheram as galinhas correram para o poleiro e os galos começaram a cantar.
.
Muitos achavam que era o fim dos tempos e que o escuridão seria eterna, mas momentos depois, a uma velocidade a cerca de 3 000 quilômetros por hora, a sombra começou a progredir para Oceano Pacífico e o dia voltou a raiar pleno como se nada tivesse acontecido no curso natural das coisas.
.
Também neste ano ocorrerá um eclipse solar, mas do tipo parcial, quando a Lua “cobre” apenas uma fração do Sol. De acordo com o especialista Negreiros, da UFF, o fenômeno vai acontecer logo no início de outubro, dia 2. A oportunidade de um eclipse solar total vai ocorrer somente em 2045, devido a sua raridade.