Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O outono começou na última madrugada, a 0h06 desta quarta-feira (20) e, com as águas de março fechando o verão, os próximos três meses serão marcados pela chuva acima da média em Santa Catarina. Segundo o Governo do estado, a chuva será mal distribuída, com totais mais elevados em alguns locais do estado.
.
Ainda segundo a Epagri/Ciram ao Governo do Estado, o início da estação, o fenômeno El Niño mantém o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.
.
A partir da segunda quinzena de março, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil e serão responsáveis pela maior parte da chuva em SC.
.
A média mensal deve variar de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 a 210 mm no Litoral do estado. Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm, no estado.
.
A partir de março, ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.
.
A previsão é de temperatura próxima da média histórica no estado. Em março, massas de ar quente ainda atuam em SC, com dias consecutivos de temperatura alta devido a influência do El Niño até o início do outono.
.
Episódios isolados com formação de geada ao amanhecer podem ocorrer nas áreas altas do Planalto Sul em março, ficando mais frequentes e estendendo-se às demais regiões do estado a partir de abril com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil.
SCC10