Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Neste dia 30 de janeiro comemoramos o Dia da Saudade! Mas afinal o que é Saudade?
.
No dicionário, saudade é definida como “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa, um lugar ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”.
.
É importante afirmar que saudade é um sentimento não necessariamente ruim sob a ótica psicológica. Pode dizer respeito à contemplação de boas lembranças. Nesse sentido, observe a emoção que se associa a este sentimento.
.
Saudade sob o ponto de vista da Filosofia
Do ponto de vista filosófico, podemos compreender a saudade de algo como a presença incessante da ausência. O vazio, que é diferente do nada, e insiste em ativar o pensamento ou a levar a estados emocionais profundos.
.
Saudade pode ser um transporte sentimental que leva diretamente a uma pessoa, um lugar, uma situação, uma sensação. Pode levar, até mesmo, a si próprio: sentir saudade de quem se era.
.
Saudade é reconhecer que o tempo é incontrolável e que deixa marcas inesquecíveis.
.
O que dizem a Ciência e a Psicologia sobre essa tal de saudade?
A ciência já aponta que podemos sentir saudade de pessoas, pois os nossos corpos produzem certas substâncias químicas, como hormônios e neurotransmissores, que causam bem-estar e nos ajudam a formar laços afetivos para que possamos manter relações.
.
Entendendo como a saudade ocorre, fica mais simples compreender o motivo pelo qual, no período imediato após uma separação, ela pode causar sintomas físicos parecidos com os da abstinência de drogas. Irritação, dificuldade para dormir, aumento de cortisol (hormônio do estresse) e um mal-estar generalizado, claro que em menor intensidade.
.
Sentir saudades abarca um conjunto de sensações e emoções que remetem desde o passado até as sensações do presente. Uma essência que Manuel Melo, escritor português, descreve como “bem que se padece e mal que se desfruta”.
.
Pode parecer óbvio, mas o melhor remédio para a saudade é se distrair. Ou seja, sair da inércia e buscar outras oportunidades de atividades que lhe proporcione bem-estar, coisas que façam acelerar a percepção de passagem do tempo.
.
Falar sobre a saudade também é fundamental, pois auxilia na elaboração. E, claro, se o incômodo for muito grande, busque ajuda de um profissional de Psicologia.
.
UNISUAM