Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ALUNOS VISITAM ESTÚDIOS DA RÁDIO ALEGRIA FM

Compartilhe:
9340f5f8-bd15-4575-ac46-16c38269ffc1

Os alunos do 9° ano 01 da Escola Pe. Antônio Vieira estiveram visitando a Rádio Comunitária Alegria FM de Anita Garibaldi na última quinta-feira, 21 de setembro.

.

A visita está atrelada ao conteúdo que está sendo estudado dentro da sala de aula na disciplina de História. Os alunos estão aprendendo a história do Presidente Getúlio Vargas e a “Era Vargas”, onde na época o rádio obteve um papel muito importante no período compreendido entre 1930-1945.

.

Inicialmente, o rádio era um meio de comunicação das elites e só depois, na década de 30 no governo do presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de atingir toda a população, transforma-se em meio de comunicação de massa, voltado à diversão e entretenimento do povo brasileiro.

.

Foi então que em meio a tanto sucesso, Vargas resolveu explorar o rádio e passou a utilizá-lo como um grande aliado político sendo um meio de divulgação de seu governo interna e externamente, forma de repressão e controle de informações feitas pelo Estado(através do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda) e criando mecanismos para difundir seus interesses para o Brasil durante o período que estava no poder. A partir desses princípios, instituiu as emissoras de rádio brasileiras a transmitirem obrigatoriamente o programa “Hora do Brasil” com o objetivo de tornar públicas as realizações do governo e esclarecer a opinião pública sobre os problemas circunstanciais.

.

Sendo assim os professores da disciplina, Augusto e Rita estiveram visitando os estúdios da rádio anitense com os quase 30 alunos do 9° ano.

.

Os alunos além de conhecer a emissora puderam tirar suas dúvidas sobre a história do rádio no município e a história da emissora anitense nestes 25 anos, contado com o período de ilegalidade, onde somente no final de 2008 a rádio recebia a autorização para o funcionamento em Anita Garibaldi.
.

“Uma visita dessa é umas das maneiras de despertar nossos jovens sobre a bonita história do rádio no Brasil, em tempos de tanta tecnologia, onde muitas das vezes nem ouvem rádio, devido a era dos celulares, mas seus pais ou avós tem como um membro da família o velho e bom rádio em seus lares”. Destacou o professor de História, Augusto.

.

“Nós da emissora ficamos muito agradecidos pela visita da turma e poder estar contribuindo de alguma forma para o conhecimento de todos, nos colocamos á disposição de todos”. Disse o radialista e coordenador da emissora, Nylcynho Mota.

Deixe seu comentário: