Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O versículo bíblico“a Fé move montanhas”motivou a família de Lourenzi partir da Itália colonizar as regiões catarinenses: Sul (Siderópolis) e a Serra (Celso Ramos).Aliada religiosidade e trabalho os frutos foram colhidos pelas gerações de descendentes de italianos. E, uma das formas de retribuir as graças recebidas foi edificando templos, como fez Lauro de Lourenzi, que ajudou a construir, em 1950, a primeira Igreja de Santa Lúcia, comunidade localizada no interior do município de Celso Ramos.
.
Da mesma forma de agradecimento assim o fez 20 anos depois, com apoio na construção da segunda edificação e passado meio século de atividades no local, pela terceira vez em sua vida, Lauro se envolve nessa missão, porém desta vez recorreu aos seus 12 filhos e filhas par reconstruir aquele santuário de fé de seus familiares.
.
É neste contexto, que no próximo dia 18 de dezembro esta família de colonizadores de Celso Ramos entrega um novo projeto a todos os moradores da comunidade e ao município que poderá incluir a estrutura como atrativo turístico. As obras contemplaram a substituição da igreja e o salão de festas da comunidade e construção de novas edificações.
.
A nova igreja da comunidade de Santa Lúcia passou a contar com 168,10 m² de área construída, com características da arquitetura barroca, ornamentos destacados nas molduas das aberturas e detalhes na edificação.A parte interna da igreja foi totalmente mobiliada e a área externa do terreno recebeu paisagismo e pavimentação nas vias de acesso aos centros religioso e comunitário.
.
Responsável por viabilizar a iniciativa o empresário Hercílio de Lourenzi, juntamente com seus irmãos e irmãs assegurou o aporte financeiro e com a colaboração de Alda de Lourenzi, irmã mais nova de Lauro, que dou terreno próximo da antiga Igreja foi possível implantar o moderno projeto.
.
Em novembro de 2020 houve serviços de topografia e regularização fundiária do terreno. Confeccionados os projetos arquitetônico e civil, sendo aprovados pelo conselho comunitário da comunidade, a execução das obras teve início em abril de 2021 após serviços de terraplanagem realizados pela prefeitura de Celso Ramos.
.
A atual geração da família de Lourenzi, foi além da preservação de sua história via estrutura física.Pensando em deixar um legado para as futuras gerações, haverá o lançamento de um livro, no dia 18 de dezembro, que relata a história da família de colonizadores, ainda haverá homenagem aos primeiros colonos por meio de um imponente monumento e uma urna do tempo lacrada, a ser preservada no interior da igreja, somente aberta daqui a 100 anos pelos moradores da época vindoura.
.
Serão documentos, cartas, imagens e objetos de famílias da comunidade que as futuras gerações vão poder sentir e entender como viveram seus antepassados. Um detalhe: a urna somente poderá ser aberta em 13 de dezembro de 2122, dia de Santa Lúcia.
.
O Poder Público Municipal de Celso Ramos pretende incluir o local na rota do turismo religioso do município, juntamente com as estruturas existentes: Santuário de São Peregrino e o Santuário de Rosa Mística.
.
A comunidade homenageia sua padroeira Santa Lúcia neste dia 18 de dezembro com a programação tradicional (missa, churrasco e matinê) e ato solene de entrega das obras pela família de Lourenzi.
.
“É uma forma de retribuir tudo que esta terra nos deu, por que foi ali onde tudo começou. Pelas raízes profundas deste meu avô, meu pai e nós filhos foi a forma de agradecer. É uma retribuição da terra e onde viemos e um legado para futuras gerações”, conclui Hercílio que nasceu na comunidade e atualmente reside em São Paulo-SP.
.
A comunidade fica distante a 5 quilômetros do centro da cidade de Celso Ramos e encanta pela região de colina margeada pelo Rio Canoas. A estrutura foi construída em terreno na parte alta, sendo cercada de vegetação nativa e floresta de pínus, além de campo para cultivo de grãos e criação de gado.Certamente, um local abençoado e aperfeiçoado pela família dos colonizadores de Lourenzi.
.
Hercilio de Lorenzi (Um dos filhos do Sr. Lauro) traz mais informações:
1 – Como surgiu este projeto de renovar completamente o centro religioso e social da comunidade de Santa Lúcia?
2 – Houve alguma dificuldade na aceitação deste projeto? Quais foram? Quem colaborou com a iniciativa?
3 – Qual objetivo desta ação? Além da estrutura física como este legado ficará para as próximas gerações?