Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As festividades alusivas ao aniversário do município de Anita Garibaldi começam nesta quarta-feira e prosseguem até domingo. O evento serve, também, para homenagear a padroeira do município, Santa Bárbara. Na quarta-feira, dia 4, data que celebra os 63 anos de emancipação, terá início a programação da Festa da Padroeira Santa Bárbara, com a celebração da 1° Noite do Tríduo na Igreja Matriz.
.
O prefeito João Cidinei da Silva parabeniza todos os munícipes pelos 63 anos de emancipação político-administrativa de Anita Garibaldi, se sentido orgulhoso por poder fazer parte desta linda história, sendo prefeito por dois mandatos consecutivos. “Em nossa gestão tivemos a ideia de unir as comemorações do município e da padroeira. Desta forma, realizar uma festa conjunta foi a melhor forma de comemorá-las”. Disse João Cidinei.
.
Neste mês, o município também celebra outras conquistas. Importantes obras e ações na cidade e interior, como a implantação da camada asfáltica em diversas ruas no centro, início das obras da nova praça da Matriz, construção de novas pontes de concreto em comunidades no interior, ampliação de redes de água também no interior, proporcionado para as pessoas o acesso á água de excelente qualidade. Também foram concluídas as obras da rede de saneamento básico em toda a área central da cidade com os recursos provenientes de investimentos da CASAN, oferecendo assim uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Sem contar dos destaques regionais nos índices da saúde municipal, sendo referência na Serra Catarinense. Na educação, tendo a nota do Ideb sendo melhor que a média nacional.
.
A Administração Municipal comemora também o inventário do potencial turístico realizado pela Amures e ADREL, no intuito de alavancar o potencial turístico não só de Anita Garibaldi, mas de toda a Região dos Lagos. O município que completa neste dia 4 de dezembro de 2024, 63 de história tem grande potencial para o turismo e esportes náuticos, já que é banhada pelos lagos das usinas de Barra Grande, Campos Novos e Machadinho. Diante disto o município é considerado a Capital Catarinense dos Lagos.
.
Anita Garibaldi e sua Origem
Existem diversas versões quanto à história e à origem da localidade. Em 1800 registrou-se a passagem de povoadores paulistas e gaúchos, seguindo-se mais tarde em 1825, o aparecimento de tropeiros dos vizinhos, Estados do Paraná , São Paulo e Rio Grande do Sul, destacando-se acampamentos para sesteadas no local onde está situado o prédio da Prefeitura do Município, e a Praça Paulino Granzotto. Nestas ocasiões além do comércio normal com as mercadorias transportadas pelos tropeiros, sempre havia troca e compra de animais de cavalgadura. Por esse motivo o local ficou conhecido com o nome de ” Rincão dos Baguais”.
.
No ano de 1900, chegaram famílias italianas que desbravaram, as matas para o desenvolvimento da agricultura dentre elas destacaram-se as famílias de Paulino Granzotto, e seus irmãos ngelo e José, Benevenuto Menegazzo, Eduardo Salmória, Luiz Gracietti, João Pacheco de Andrade, Bernadino Ribeiro, Franscisco José Ribeiro e Joaquim Fermino Varela. Com a força de vontade destes, surgiram as primeiras iniciativas para o desenvolvimento da lavoura e a criação de gado, como conseqüência surgiu o primeiro estabelecimento comercial de Paulino Granzoto em 1905, foi também construída a primeira escola.
.
Arquivo Municipal