Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O ex-vereador e músico Pedro Freitas morreu na manhã desta sexta-feira (11), em Lages. Segundo informações, Pedro passou mal, em casa, foi socorrido pelo serviço médico, mas não resistiu.
.
O velório será realizado na Câmara de Vereadores a partir das 14h desta sexta-feira (11). O sepultamento acontece no Cemitério Cruz das Almas neste sábado às 10h.
João Pedro Freitas nasceu no dia 30 de abril de 1949 na então localidade de Campinho, hoje São Mateus, no município de Anita Garibaldi. Pedro é o mais velho de nove irmãos, os quais ajudou a criar, além de conciliar com o trabalho na roça.
.
Foi comerciante, empresário, cantor e ex-vereador. Casou em 1968 com Rosa Maria Camargo dos Santos, união que resultou em quatro filhos: Teresinha Aparecida, Roseli, José Adelar e Roberto. No ano seguinte, vendeu parte do que tinha e decidiu fazer nova vida em Lages, onde primeiramente trabalhou no ramo da construção civil, como servente de pedreiro, depois foi comerciante em uma pequena mercearia no bairro São Carlos.
.
Também foi caixeiro-viajante, buscando mercadorias religiosas em Aparecida e revendendo pela região serrana de Santa Catarina e até no Paraná a bordo de uma Rural. O início na música data de 1980 quando começou a empresariar conjuntos musicais e foi representante da gravadora B.G. Formou a empresa Lages Som, na qual gravou vários artistas do sul do país.
.
Em 1986 decidiu gravar seu próprio disco, que explodiu em vendas com a canção “Whisky Sem Gelo”, o maior sucesso comercial de um artista de Lages, com o qual obteve disco de ouro. Outra das aventuras de Pedro Freitas foi a política. Tentou por três oportunidades se eleger vereador em Lages, mas só foi obter sucesso em sua quarta tentativa, quando nas eleições de 1992 recebeu 677 votos e foi eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
.
Repetiu o feito nas duas eleições seguintes: em 1996 quase dobrou o número de votos ao obter 1.338, sendo também vice-presidente da Câmara de Lages nos anos de 1999 e 2000; já em 2000 recebeu a confiança de 1.095 eleitores. Sua última candidatura foi em 2004 quando pleiteou o cargo de prefeito, mas esteve longe de ser eleito, pois obteve um número menor de votos de que para o cargo de vereador (946). Apesar de não se candidatar mais, Pedro Freitas manteve-se ligado à vida pública, tanto em nível municipal quanto estadual, ocupando diversos cargos de confiança.
Informações Câmara de Vereadores de Lages
SCC10